quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dons do Espírito Santo


INTRODUÇÃO:
Através dos dons espirituais  o  Espírito Santo  tem usado instrumentos humanos para revelar o poder e a sabedoria de Deus.Uma das maneiras do Espírito Santo manifestar-se é através de uma variedade de dons espirituais concedidos aos crentes (12.7-11). Essas manifestações do Espírito visam à edificação e à santificação da igreja (12.7;14.26). Esses dons e ministérios não são os mesmos de Rm 12.6-8 e Ef 4.11, mediante os quais o crente recebe poder e capacidade para servir na igreja de modo mais permanente.
Antes de entrar diretamente no mérito do estudo dos dons espirituais estudaremos em breves palavras sobre os dons ministeriais.
DEFININDO DOS MINISTERIAIS
Quando falamos acerca de dons ministeriais, algumas considerações precisam ser apresentadas. A primeira delas é quanto à definição de dons ministeriais. É importante observar que o NT Grego possui palavras distintas para definir "Dons Ministeriais" e "Dons Espirituais". Para dons "espirituais", se usa o vocábulo charisma (singular) ou charismata (plural); para dons "ministeriais" diakonia ou doma
“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,” Ef 4.11.
Apostolo- Significa enviado, é o que lança os fundamentos da vida de igreja,planta a semente.
Profeta- É aquele que aponta a direção para a Igreja. Sendo um canal de revelação de Deus para a igreja. Ajuda os santos a compreenderem o que foi revelado pelo Senhor. O profeta do Novo Testamento é diferente do profeta do Antigo Testamento, em que a Palavra de Deus vem para ele, e não saindo dele (1Co. 14. 36).
O profeta pode ser movido mais em palavra de sabedoria, como Ágabo (Atos 11.27-30; 21.10-11) ou em exortação, edificação e consolação, como no caso de Judas e Silas (Atos 15.32).
Evangelista- É a pessoa que Deus usa para estender o alcance do evangelho e fazer com ele seja obedecido nas diferentes localidades. Ao contrario do que muitos pensam o evangelista também é um pastor.
Pastor- É o que cuida de vidas, o que apascenta que tem aliança com o povo e com ele está envolvido.
DONS ESPIRITUAIS
Vindo do grego Charisma a palavra dom tem com significado “um dom pela graça”. Como o batismo com o Espírito Santo é um dom (At 2.38). Para melhor entendimento, recebemos o dom que é o batismo com o Espírito Santo e através deste batismo é que estamos aptos a receber os nove dons sobrenaturais. Os dons espirituais não são o aperfeiçoamento dos nossos dons naturais que foram melhorados pelo Espírito, más é uma coisa dada para a cada um para aquilo que for útil ( l Co 12.7)
DONS DE REVELAÇÃO
1- DOM DA PALAVRA DE SABEDORIA (12.8) Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico Ex.: At 6.10
Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg 1.5,6).


2-DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO (12.8)
Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas. Freqüentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia
Ex.: (At 5.1-10) Pedro obteve o conhecimento do que Ananias e Safira haviam feito
3-DOM DE DICERNIMENTO DE ESPÍRITO (12.10)
Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo ou não (1Jo 4.1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.). Confira AT. 16.16-18
DONS DE PODER
1-DOM DA FÉ (12.9) - Não se trata da fé para salvação, mas de uma fé sobrenatural especial, comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias e milagrosas. É a fé que remove montanhas (Mc 11.22-24) e que freqüentemente opera em conjunto com outras manifestações do Espírito, tais como as curas e os milagres
2-DONS DE CURA (12.9) Esses dons são concedidos à igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais Ex.: At 3.6-8 A cura de um coxo na porta do templo.
O plural ("dons") indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos a todos os membros do corpo de Cristo (cf. 12.11,30 "11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer"; 30"Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?"), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos. Havendo fé, os enfermos serão curados
Pode também haver cura em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16 (ver Tg 5.15 notas).
3-DOM DE OPERAÇÃO DE MILAGRES (12.10)
Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. Incluem atos divinos em que se manifesta o reino de Deus contra Satanás e os espíritos malignos
Ex.: Mt 8.26,27 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?
DONS DE INSPIRAÇÃO
DOM DE PROFECIA (12.10)-
A profecia pode ser definida como aquela manifestação espontânea do Espírito que tem por objetivo capacitar o crente a transmitir uma palavra ou uma revelação, diretamente sob o impulso e o mover do Espírito de Deus, visando edificação, exortação ou consolação (cf. 1Co 14:3). Ainda podemos definir profecia como um discurso que emana da inspiração divina e que declara os propósitos de Deus, seja pela reprovação ou admoestação do iníquo, ou para o conforto do aflito, ou para revelar coisas escondidas, especial, mas não unicamente, pelo prenunciar ou revelar coisas futuras.
Não podemos deixar de salientar que como já antes mencionamos que existe  a diferença entre o ministério profético e o dom de profecia, veja:
O relato Atos cap.21. 8-10 relata a diferença de profeta e profecia como vimos o profeta como dom ministerial é “doma”e como dom sobrenatural  é “charisma”. O s personagens envolvidos são as quatro filhas do evangelista Felipe (doma ou diakonia) que profetizavam  (charisma) e logo após temos o profeta Ágabo (doma ou diakonia). Resumindo, Profeta é um doma, uma pessoa-dom; profecia é um charisma, ou seja, um dom espiritual
CUIDADOS DA IGREJA QUANTO A PROFECIA
1-A igreja não deve ter como infalível toda profecia deste tipo (Charisma ) 1Jo 4.1.
2 - Toda profecia deve ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo 1Ts 5.20,21
3- Ela deverá enquadrar-se na Palavra de Deus 1Jo 4.1
4-Contribuir para a santidade de vida dos ouvintes
5- Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando l Co 14.3
  O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e não a do homem. Não há no NT um só texto mostrando que a igreja de então buscava revelação ou orientação através dos profetas. A mensagem profética ocorria na igreja somente quando Deus tomava o profeta para isso.
DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS (12.10)
E o poder de falar sobrenaturalmente em uma língua nunca estudada por quem esta falando, sendo esta língua feita inteligível por meio do dom igualmente sobrenatural de interpretação.
Essas línguas podem ser humanas como as que os discípulos falaram no dia de Pentecostes (At 2.4-6), ou uma língua desconhecida na terra, entendida somente por Deus (1 Co 14.2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios).
DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS (12.10)
Trata-se da capacidade concedida pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas. Tal mensagem interpretada para a igreja reunida pode conter ensino sobre a adoração e a oração, ou pode ser uma profecia. Toda a congregação pode assim desfrutar dessa revelação vinda do Espírito Santo.
A interpretação de uma mensagem em línguas pode ser um meio de edificação da congregação inteira, pois toda ela recebe a mensagem. A interpretação pode vir através de quem deu a mensagem em línguas, ou de outra pessoa. Quem fala em línguas deve orar para que possa interpretá-las (1 Co 14.13 Pelo que, o que fala em outra língua deve orar para que a possa interpretar)
A utilidade dos dons
Quanto a unidade da igreja- os dons revelam ao mundo a igreja como corpo de Cristo (Ef 1.22.23). Por este motivo os dons operam nos trabalhos regulares na igreja com na igreja primitiva
Quanto a edificação do crente em particular –
O uso do dom propicia ao crente:
1- COMUNHÃO – seu amor para com Deus aumenta a medida que se exerce os dons espirituais ( Ef 3.16-19)
2-FORTALECIMENTO NA FÉ – os dons são usados segundo a fé (Rm 12 3,6),e resultam em atos de fé ( 1 Ts 1.3) e a fé e constantemente fortalecida.
3-SANTIFICAÇÃO – O crente é um vaso de barro, onde o todo poderoso derrama o seu poder.é necessário a purificação continua para ele ser usado
4-HUMILDADE- Leva o crente dar continuidade a glória de Deus (At 3.12-16)
5-ORAÇÃO  um meio eficaz do crente pedir a Deus os dons espirituais(1 Co 12.31)
Conclusão – os dons espirituais são dádivas do Espírito todos aqueles que crêem e buscam. O Crente que não busca ser útil na ceara do Senhor terá sérias dificuldades de receber dons espirituais.

Bibliografia
-Moody, Comentário bíblico
-Barclay, Comentário bíblico
-Apostila do SETEG, paracletologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário