domingo, 10 de julho de 2011

RECONSTRUINDO A CASA DO SENHOR

RECONSTRUINDO A CASA DO SENHOR
Ageu 1.1-13
INTRODUÇÃO: O templo em Jerusalém funcionava como o ponto focal da vida hebraica. Os profetas antes do Exílio (586 A.C.) previram a queda do reino judeu para o novo império babilônio. Também foi revelado que depois de setenta anos o Senhor restauraria o Seu povo à sua terra (Jr. 25:11, 12; Dn. 9:2). Quando Ciro, o persa, destruiu o poder babilônico, favoreceu e promoveu o re

torno dos judeus à terra da promessa para reconstrução do santuário em Jerusalém, Mas como tudo que se refere a obra de Deus, não foi fácil.
ATITUDES QUE ATRAPALHAVAM A RECONSTRUÇÃO
1º O Descaso com a casa de Deus (Cap.1.Vs 2) A obra foi interrompida, mas a oposição externa à tarefa foi apenas parte do problema. Um estado de indiferença apoderou-se dos cinqüenta mil exilados que retornaram com a ordem de reconstruir a casa de Deus. Quando Dario subiu ao trono persa, o Templo estava intacto por cerca de dezesseis anos. Compare sua indiferença para com a casa de Deus com a elogiável preocupação de Davi (II Sm. 7:2).

2º A preocupação com suas próprias necessidades (Cap.1.Vs 4) Eram casas detalhadamente adornadas. Lambrisamento com cedros se encontravam em palácios de reis (veja I Reis 7:7; Jr. 22:14). Considerando que essa madeira era cara e não comum na Judéia, o seu uso era sinal de luxo. o Templo do Senhor desolado e devastado ao lado das habitações particulares acabadas e enfeitadas dos exilados que tinham retornado! A pergunta do profeta, com um golpe magistral, desmascarou a indiferença, o egoísmo e a desobediência da nação.

3º Cegueira espiritual (Cap.1.Vs 4) Mesmo vendo o estado do templo o povo achava comum o estado de calamidade que se apossava do templo, eles estavam aguardando uma ordem especial para reconstruí-lo. A pergunta é: PRECISAVA?

CONSEQUENCIAS DO ABANDONO DA CASA DE DEUS

Com o abandono das obras do templo o povo passou por momentos difíceis, eles trabalhavam e não viam o produto de seu suor(Ageu 1.4). Os mais de 50 mil exilados que retornaram, não esperaram ordem divina alguma para reconstruir suas casas, más no que se relacionava ao a casa de Deus eles davam a desculpa: AINDA NÃO É TEMPO! Isto eles diziam por ainda não ter se completado os setenta anos preditos por Jeremias 25.12, pois a destruição do primeiro templo fora em 586 A. C e o ano em que estavam era 520, portanto eles achavam não ser o tempo por segundo suas contas faltarem quatro anos, vejamos as conseqüências deste descaso:

*A Lavoura estava morrendo - Eles se consumiam por ocasião da semeadura. Eles não poupavam esforços para assegurar a prosperidade. Mas suas colheitas eram totalmente desapontadoras. Eles deviam ter percebido que não podiam se enriquecer à custa de Deus (cons. Lv. 26:26; Os. 4:10; Mq. 6:14).

*A economia estava ruim - Os salários eram tão pequenos que desapareciam diante das necessidades diárias; os ganhos dos trabalhadores logo eram gastos.

*As roupas que tinham não eram apropriadas para o clima que estavam - Nada parecia ser o suficiente, nem o alimento, nem a bebida, nem as roupas.

Agora que tudo estava inoportuno para o povo, Seria oportuno pensar na casa de Deus?

PASSOS PARA A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO

1º Gerar primeiro a obra no coração- Todas as reconstruções vitoriosas que a Bíblia nos relata nasceram primeiro nos corações de seus idealizadores:

*Davi- “Disse o rei ao profeta Natã: Ora, olha, eu moro em casa de cedros e a arca de Deus mora dentro de cortinas.” II Sm 7.2 , mesmo tendo o desejo de construir uma casa para o Senhor, o próprio Deus disse a Davi que ele não faria (II Sm 7.12-13) I Crônicas dos capítulos 23 a 27 mostra que Davi mesmo não podendo construir o templo ele deixou tudo pronto e todas as ordens a serem cumpridas.

*Neemias- “E o rei me disse: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus e disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a edifique. (Neemias 2.4,5). Quando ele fez este pedido ao rei ele já tinha em seu coração os muros prontos.

2º Viver em santificação – Santificar é se separar para Deus, Ageu no capitulo 2 Vs 10-14faz uma comparação: Primeiro ele exemplifica a carne santa não pode purificar aquilo que toca, más alguém que esta imundo pode tornar a quem toque imundo. O sucesso da reconstrução do templo estava na busca pela santificação, eles teriam que abandonar toda pratica pecaminosa adquirida no mundo pagão a qual eles viveram, Ageu mostrou que é mais fácil ser contagiado pelo pecado do que pela santidade.

3º Motivar e ser motivado (Ag 2. 1- 5)- Veio de Deus o maior incentivo para o povo, primeiro pega um homem dos exilados e transforma em profeta, melhor dizendo, ele não transforma e sim desperta o profeta que há em Ageu. E usando este profeta ele motiva primeiro a liderança “Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o SENHOR, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e esforça-te, (Ag.2.4’a)” Deus procurou animar aos lideres pois sabia que eles também eram passivos de desanimo, quando a liderança esta desmotivada, o povo se desmotiva também.

Motivação ao povo – “todo o povo da terra, diz o SENHOR, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos,” (Ag.2.4’b).Enquanto a liderança precisava ouvir do próprio Deus que ele era com eles, e que ele realmente os havia chamado, o povo precisava de motivação para saber o qual seria a importância do templo que eles iriam reconstruir, veja o que Deus disse:

*O meu Espírito habita no meio de vós. Um sinal da veracidade da promessa era a presença do Espírito de Deus habitando entre eles. Deus não os abandonara, embora estivesse grandemente aborrecido com sua indiferença para com o Seu amor e Suas ordens. Eles nada tinham a temer.

* Encherei de glória esta casa. É interessante que toda a habitação terrena do Deus infinito encheu-se de glória (veja Êx. 40:35 com referência ao Tabernáculo Mosaico; I Rs. 8:10,11; II Cr. 5:13, 14 quanto ao Templo Salomônico). O Templo de Zorobabel tinha ainda de se encher com a glória da presença do Filho de Deus encarnado (João 1:14), não se mencionando a glória do Segundo Advento (Ml. 3:1).

*A glória desta última casa. O sentido é que a última glória da casa excederia de muito toda a glória antiga. É de vital importância que se perceba que nas Escrituras o Templo de Deus em Jerusalém é considerado como uma entidade, existindo sob diferentes formas em diferentes períodos da história. A presença de Cristo emprestaria uma glória ao segundo Templo que o primeiro Templo jamais conheceu. Aproximadamente quinhentos anos, entram José e Maria com o filho de Deus no colo, enchendo aquela casa de glória.

*E neste lugar darei a paz. Cristo estabeleceu as bases para a paz espiritual de Jerusalém (Cl. 1:20). Ele garante a paz do coração e da mente para os crentes agora (Rm. 5:1; Fp 4:7) Mas finalmente Ele proporcionará a paz mundial na pessoa do Príncipe da paz (Is. 9:6, 7). Mais do que suficiente, então, é esta resposta de Deus para a aparência pouco impressionante do versículo 3 Deus sempre reserva o melhor para o fim só os olhos da fé podem vê-lo.

REFLEXÕES SOBRE A CASA DE DEUS

*A Casa de Deus nos traz alegria - Salmo 122: 1 “ ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.”

*A Casa de Deus é lugar de reverencia- Eclesiastes 5.1. GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

*É Lucrativo estar na presença de Deus: Salmos 84 : 10"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios."

CONCLUSÃO: Os verdadeiros homens de Deus surgem em meio a crise, Ageu trouxe a mensagem de Deus que incentivou o povo a reconstruir, o Deus de Ageu é o mesmo que servimos vamos nos esforçar e reconstruir o templo de Deus

Bibliografia:
Comentário bíblico Moody
Profetas menores EETAD
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoas
Através da Bíblia Livro por livro (Myer Pearlman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário