segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Testemunho Cristão

O TESTEMUNHO CRISTÃO


"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." (Mateus 5 : 13)

Introdução: Você sabe o que é um garoto propaganda? Bem, a função de um garoto propaganda e de fazer conhecida a marca em qual ele representa. Será que já paramos para meditar que nós que aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, também somos responsáveis pelo marketing do reino dos Céus?Deduzo isto pela pelas palavras do Mestre: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mateus 5 : 16), também não podemos deixar de lado a a maravilhosa afirmação de Pedro:"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;" (I Pedro 2 : 9). Certo escritor deixou registrada a seguinte frase: O que és fala tão alto que não consigo ouvir o que falas.

Definição de testemunho Cristão- Testemunho cristão é a postura bíblica e verdadeiramente ética que exercemos no cotidiano, numa demonstração clara e inequívoca de que, realmente, somos discípulos de Cristo ( Mat 5.20). É indispensável aqueles que aceitaram a Jesus testemunhar através de suas obras, como legítimos servos de Cristo.

Em que consiste o testemunho Cristão

I- O TESTEMUNHO DO CRISTÃO NA IGREJA -Pode parecer difícil ser bom crente na Igreja, mas não é. O crente vive num meio de pessoas piedosas e que facilmente confiam nas outras pessoas. Também, se a outra pessoa for hipócrita, não é problema nosso, mas dela com Deus.
1. O cristão deve fazer-se presente nas reuniões da Igreja. Nenhum servo do Senhor poderá ser abençoado no seu testemunho, se estiver sempre ausente. Presente às reuniões, ele estará na hora em que as grandes coisas vão acontecer.
2. O cristão deve participar ativamente dos trabalhos da Igreja. O crente deve olhar para a oportunidade de trabalhar na igreja como uma oportunidade para crescer espiritualmente. Cresce mais quem trabalha mais. Assim é no mundo físico e espiritual. O atleta que mais se exercita será mais indicado para obter a vitória, pois seu preparo será melhor. Na vida espiritual, será vencedor o crente que mais exercitar a sua fé. E isso só é possível no serviço da Igreja. Jesus deu exemplo de trabalho (Jo 5.17) e deu ordem para trabalharmos (Jo 6.27). Paulo mandou trabalhar (Ef 4.28) e disse que quem não quiser trabalhar não deve comer (2 Ts 3.10). Não estamos falando de cargos. O crente nunca deve trabalhar só quando tem cargo; mas deve trabalhar sempre e voluntariamente.
3. O cristão deve observar com fé, as obras que Deus faz. Muitas vezes acontece, ao sair de uma reunião onde a bênção de Deus foi abundante, ouvir-se alguém dizer: “Eu não vi nada! Não senti nada!” É lamentável isso. Ele estava presente, todos foram ricamente abençoados, mas ele estava cego, sem qualquer tipo de fé, pelo que nada viu e nada sentiu. Logo, não basta estar presente. É necessário olhar com fé. Sem fé não se pode agradar a Deus (Hb 11.6). Ver o que acontece é também uma forma de testemunhar. E quem não vê o que Deus faz não pode falar com autoridade. Vejam as palavras de Pedro e João: “Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (At 4.20). Sejamos assim

II- O TESTEMUNHO DO CRISTÃO NA SOCIEDADE-Dissemos acima que não é difícil ser bom crente na Igreja. Na sociedade, também não é muito difícil. Basta declararmos logo o que somos. Se ocultarmos nossa identidade, aí sim, será muito penoso.

1. É preciso viver de conformidade com os ensinos de Cristo. A primeira coisa que o crente precisa é viver segundo Cristo. Falar sem viver terá o efeito do sino que toca, mas nada diz em seu sonido (1 Co 13.1). Pedro negou a Jesus em suas palavras e ninguém diz que ele agiu bem. Mas uma coisa é verdade: O seu testemunho o desmentia. Todos que olhavam para ele diziam ser ele um dos discípulos de Jesus. Se fosse o contrário não seria pior? Se ele dissesse ser discípulo e todos olhassem e vissem não ser isso verdade? Pois é exatamente o que acontece com quem prega, mas dá mau testemunho.
2. É preciso falar a respeito de Cristo, mas falar a verdade. Podemos falar de Jesus e de suas obras a vida inteira, sem repetir e nunca iremos esgotar o assunto. Mas há pessoas que dizem mentiras em nome de Jesus. Exemplo: Afirmam que Jesus curou, citando fatos que nunca aconteceram. Afirmam que Jesus fez tal maravilha, sendo que tal não aconteceu. Para que isso? Às vezes, para tomarem a glória para si, dizendo: “Eu orei e Jesus fez isso...” A glória aí não é para Jesus, mas para o “EU”. Podemos falar de Jesus, mas devemos falar a verdade apenas, como João, que “não fez sinal, mas tudo quanto disse deste (Jesus) era verdade. E muitos ali creram nele” (Jo 10.41,42).
3. É preciso falar do que conhecemos: pelo estudo, pela observação do que vemos Deus operar em nosso meio, pela experiência pessoal. Falar de uma experiência é agradável, porque é coisa confirmada na prática. O ouvinte sente que o mesmo pode acontecer com ele. E cada experiência é diferente de todas as outras. Além disso, ninguém se esquece de uma história que ouviu alguém contar.

III- O TESTEMUNHO CRISTÃO NO LAR Este o lugar mais difícil para o cristão dar o seu testemunho. No lar todos conhecem suas fraquezas, existem os conflitos normais da convivência familiar, que enfraquecem o testemunho. Isso, porém, não nos deve desanimar. A graça divina compensa nossas fraquezas.

1. Atritos familiares fazem parte do dia a dia do lar. Se houver um atrito no lar e o crente se sentir derrotado, então estará derrotado, mas sem necessidade. Cada pessoa tem temperamento e personalidade diferentes das demais. Logo, a convivência dessas pessoas deve gerar atritos. Nada mais do que normal. O que o cristão precisa é praticar os ensinos bíblicos sobre o perdão, deve cultivar a humildade para reconhecer os próprios erros e exercitar a prática da confissão e da reconciliação. A Bíblia diz: “Irai-vos e não pequeis” (Sl 4.4); “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Ef 4.26). Então podemos até ficar irados, mas fugir de pecar, pela reconciliação antes do pôr-do-sol, ou seja, nunca deixar a reconciliação para o dia seguinte.
2. No lar, a vida fala mais alto que as palavras. É verdade que em todo lugar a vida do crente fala mais alto do que suas palavras. Mas no lar isso é muito mais verdade. Por exemplo: Todos em casa criticam o crente. Mas, quando estão todos em desespero, pedem ao crente que faça uma oração, que peça à Igreja e ao pastor para orar, porque, na realidade todos na casa sabem que aquele que é crente, mesmo com suas fraquezas, tem uma íntima comunhão com Deus. Quanto às dificuldades da convivência no lar, diz a Bíblia: “... os inimigos do homem são os da sua própria casa” (Mq 7.6b). E as bênçãos na vida do crente são para sua casa: At 16.31.
3. É preciso orar e pedir a Deus o cumprimento de suas promessas aos lares dos cristãos. Citemos o exemplo de Neemias: Quando ele se viu diante da tristeza pelas noticias da miséria em que viviam os judeus, ele orou pedindo a Deus o cumprimento de suas promessas (Ne 1.5-11), confessando os pecados de todo o povo, como autêntico sacerdote. Nós somos sacerdotes de nossa família também. Quando pedimos em oração o que é da vontade de Deus, é claro que Ele nos atende: “... se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve” (1 Jo 5.14).

As características das testemunhas de Cristo

Vamos entender um pouco sobre as características de alguém que queira testemunhar as obras de Cristo, deve ter fazendo uso do artigo 405 do código de processo civil que diz que uma testemunha não pode ser incapaz, impedida ou suspeita.

A testemunha Incapaz: È a testemunha que não tem condições de se conduzir, seja por enfermidade mental ou menoridade. Não pode ser testemunha de Jesus aquela pessoa que ainda não consegue discernir a vontade do Senhor, que ainda não teve uma experiência pessoal de salvação, que ainda não entrou em comunhão com o Senhor mediante o perdão de seus pecados. Aquele que ainda não tem o discernimento espiritual,que é homem natural,que não possui a mente de Cristo(l Co 2.12-16).

Testemunha impedida; É aquela que não pode ser considerada imparcial por possuir parentesco ou relacionamento com uma das partes. Não pode ser testemunha de Cristo aquele que, por causa da sua da sua posição diante de Deus, ainda se encontra sob o domínio do mal e do pecado, que é filho do diabo, porque não tem o amor de Deus, que ainda se encontra comprometido com a iniqüidade (l João 3. 4-8 ),ainda se constitui um inimigo de Deus (Tg 4.4)

Testemunha Suspeita: É aquela que esta impedida de dizer a verdade que sabe, quando está verdade confronta com os seus interesses. Não pode ser testemunha de Jesus Aquele que:

a- Vive para Seus Próprios interesses
b- Aquele que não se despojou do seu “eu”
c- Que não morreu para o mundo


QUAL DEVE SER A ATITUDE DO CRISTÃO NO MUNDO?
A palavra de Deus, como "regra de fé e prática" do cristão, descreve os princípios divinos que direcionam e guiam a vida do cristão, independente de sua cultura, status, época, etc. (Sl 119.9,11,105; Jo 17.17). Vejamos, então, na Palavra de Deus, a atitude cristã neste mundo:
O Cristão não deve amar o mundo (I Jo 2.15):A palavra mundo, neste texto, não se refere a humanidade, e sim, ao sistema corrompido e perverso. Como cristãos não devemos amar as coisas deste mundo, tais como: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I Jo 2.16).
O Cristão não deve se conformar com o mundo (Rm 12.2):A expressão "não vos conformeis" tem o sentido de "não tomeis a forma" ou "não sejas igual". Em outras palavras, o apóstolo Paulo estava dizendo é que o cristão não deve tomar a forma do mundo, ou seja, não deve andar de acordo com o modelo e os padrões deste mundo.
O Cristão não deve ser amigo do mundo (Tg 4.4):O apóstolo Tiago nos adverte que "qualquer que quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus". Ser amigo do mundo significa compartilhar com o modo de viver deste mundo que "jaz no maligno" (I Jo 5.19).
Curiosidade: Os antigos escolhiam pedras para o seu testemunho, pois o seu testemunho tinha de transpor a barreira do tempo, vemos inclusive que mesmo na arca do concerto a vara de Arão e o maná pereceram, mas as tabuas de pedras do testemunho permaneceram(lRs 8.9).Pode tudo sucumbir, menos o nosso testemunho.
Qual o objetivo do testemunho cristão
a- Glorificar o nome de Deus (Mt 5.16). A luz dos discípulos tem de ser suas boas obras.
b- Protestar Contra as más obras, realizando boas obras
c- Agir como luz do mundo e sal da terra,
d- Ajudar na pregação do evangelho.
A necessidade do bom testemunho
a- Nossos Procedimentos São observados, por isto devemos:

-Ser sincero nos relacionamentos- 1 Pe 3.8
-Ser Abençoador nas comunicações – 1 Pe 3.9
-Ser Autêntico nas convivências- 1Pe 3.10

b- Nossa Integridade è Examinada:

-Procure ser Agradável – 1Pe 3.11
-Procure ser consciente – 1Pe 3.12
-Procure ser prestativo - 1 Pe 3.13
c- Nossa Testificação é Relevante:
-Tenha ousadia nas adversidades – 1Pe 3.14
-Tenha preparo nas controvérsias – 1Pe 3.15
-tenha controle nas acusações - 1 Pe 3.16

Conclusão: O Testemunho cristão como dissemos na introdução serve para refletir a Cristo em nossas Vidas, ganhemos o mundo sem emitir uma só palavra, vivíamos a expectativa do arrebatamento como se fosse acontecer a dois segundos, nos não somos da torre de vigia, más nós verdadeiramente somos as verdadeiras testemunhas de Jeová.

Um comentário:

  1. Sands Casino | Atlantic City, NJ | USA | Play Online
    A luxurious Atlantic City casino with world-class slot machines and table kadangpintar games, Sands septcasino Hotel & Casino is located in the heart of the งานออนไลน์ world's biggest resort,

    ResponderExcluir