INTRODUÇÃO:
Através dos dons
espirituais o Espírito Santo tem usado instrumentos humanos para revelar o
poder e a sabedoria de Deus.Uma das maneiras do Espírito Santo manifestar-se é
através de uma variedade de dons espirituais concedidos aos crentes (12.7-11).
Essas manifestações do Espírito visam à edificação e à santificação da igreja
(12.7;14.26). Esses dons e ministérios não são os mesmos de Rm 12.6-8 e Ef
4.11, mediante os quais o crente recebe poder e capacidade para servir na
igreja de modo mais permanente.
Antes de entrar
diretamente no mérito do estudo dos dons espirituais estudaremos em breves
palavras sobre os dons ministeriais.
DEFININDO DOS MINISTERIAIS
Quando falamos acerca de dons ministeriais, algumas considerações
precisam ser apresentadas. A primeira delas é quanto à definição de dons
ministeriais. É importante observar que o NT Grego possui palavras distintas
para definir "Dons Ministeriais" e "Dons Espirituais". Para
dons "espirituais", se usa o vocábulo charisma (singular) ou
charismata (plural); para dons "ministeriais" diakonia ou doma
“E ele mesmo deu uns
para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros
para pastores e doutores,” Ef 4.11.
Apostolo- Significa enviado, é o que lança os fundamentos da
vida de igreja,planta a semente.
Profeta- É aquele que aponta a direção para a Igreja. Sendo
um canal de revelação de Deus para a igreja. Ajuda os santos a compreenderem o
que foi revelado pelo Senhor. O
profeta do Novo Testamento é diferente do profeta do Antigo Testamento, em que
a Palavra de Deus vem para ele, e não saindo dele (1Co. 14. 36).
O profeta pode ser
movido mais em palavra de sabedoria, como Ágabo (Atos 11.27-30; 21.10-11) ou em
exortação, edificação e consolação, como no caso de Judas e Silas (Atos 15.32).
Evangelista- É a pessoa que Deus usa para estender o alcance do
evangelho e fazer com ele seja obedecido nas diferentes localidades. Ao
contrario do que muitos pensam o evangelista também é um pastor.
Pastor- É o que cuida de vidas, o que apascenta que tem
aliança com o povo e com ele está envolvido.
DONS
ESPIRITUAIS
Vindo do grego Charisma
a palavra dom tem com significado “um dom pela graça”. Como o batismo com o
Espírito Santo é um dom (At 2.38). Para melhor entendimento, recebemos o dom
que é o batismo com o Espírito Santo e através deste batismo é que estamos
aptos a receber os nove dons sobrenaturais. Os dons espirituais não são o
aperfeiçoamento dos nossos dons naturais que foram melhorados pelo Espírito,
más é uma coisa dada para a cada um para aquilo que for útil ( l Co 12.7)
DONS
DE REVELAÇÃO
1- DOM DA PALAVRA DE
SABEDORIA (12.8)
Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação
sobrenatural do Espírito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de
Deus ou a sabedoria do Espírito Santo a uma situação ou problema específico
Ex.: At 6.10
Não se trata aqui da
sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente
estudo e meditação nas coisas de Deus e na sua Palavra, e pela oração (Tg
1.5,6).
2-DOM
DA PALAVRA DO CONHECIMENTO (12.8)
Trata-se de uma
mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a
respeito de pessoas, de circunstâncias, ou de verdades bíblicas.
Freqüentemente, este dom tem estreito relacionamento com o de profecia
Ex.: (At 5.1-10) Pedro
obteve o conhecimento do que Ananias e Safira haviam feito
3-DOM
DE DICERNIMENTO DE ESPÍRITO (12.10)
Trata-se de uma dotação
especial dada pelo Espírito, para o portador do dom discernir e julgar
corretamente as profecias e distinguir se uma mensagem provém do Espírito Santo
ou não (1Jo 4.1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os
espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo
mundo fora.). Confira AT. 16.16-18
DONS
DE PODER
1-DOM DA FÉ (12.9) - Não se trata da fé para
salvação, mas de uma fé sobrenatural especial, comunicada pelo Espírito Santo,
capacitando o crente a crer em Deus para a realização de coisas extraordinárias
e milagrosas. É a fé que remove montanhas (Mc 11.22-24) e que freqüentemente
opera em conjunto com outras manifestações do Espírito, tais como as curas e os
milagres
2-DONS DE CURA (12.9) Esses dons são concedidos à
igreja para a restauração da saúde física, por meios divinos e sobrenaturais
Ex.: At 3.6-8 A cura de um coxo na porta do templo.
O plural
("dons") indica curas de diferentes enfermidades e sugere que cada
ato de cura vem de um dom especial de Deus. Os dons de curas não são concedidos
a todos os membros do corpo de Cristo (cf. 12.11,30 "11 Mas um só e o mesmo
Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como
quer"; 30"Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas?
Interpretam todos?"), todavia, todos eles podem orar pelos enfermos.
Havendo fé, os enfermos serão curados
Pode também haver cura
em obediência ao ensino bíblico de Tg 5.14-16 (ver Tg 5.15 notas).
3-DOM
DE OPERAÇÃO DE MILAGRES (12.10)
Trata-se de atos
sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza. Incluem atos divinos
em que se manifesta o reino de Deus contra Satanás e os espíritos malignos
Ex.: Mt 8.26,27 E ele
disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se,
repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens
se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe
obedecem?
DONS
DE INSPIRAÇÃO
DOM
DE PROFECIA (12.10)-
A profecia pode ser
definida como aquela manifestação espontânea do Espírito que tem por objetivo
capacitar o crente a transmitir uma palavra ou uma revelação, diretamente sob o
impulso e o mover do Espírito de Deus, visando edificação, exortação ou consolação
(cf. 1Co 14:3). Ainda podemos definir profecia como um discurso que emana da
inspiração divina e que declara os propósitos de Deus, seja pela reprovação ou
admoestação do iníquo, ou para o conforto do aflito, ou para revelar coisas
escondidas, especial, mas não unicamente, pelo prenunciar ou revelar coisas
futuras.
Não podemos deixar de
salientar que como já antes mencionamos que existe a diferença entre o ministério profético e o
dom de profecia, veja:
O relato Atos cap.21.
8-10 relata a diferença de profeta e profecia como vimos o profeta como dom
ministerial é “doma”e como dom sobrenatural
é “charisma”. O s personagens envolvidos são as quatro filhas do
evangelista Felipe (doma ou diakonia) que profetizavam (charisma) e logo após temos o profeta Ágabo
(doma ou diakonia). Resumindo, Profeta é um doma, uma pessoa-dom; profecia é um
charisma, ou seja, um dom espiritual
CUIDADOS
DA IGREJA QUANTO A PROFECIA
1-A igreja não deve ter
como infalível toda profecia deste tipo (Charisma ) 1Jo 4.1.
2 - Toda profecia deve
ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo 1Ts 5.20,21
3- Ela deverá
enquadrar-se na Palavra de Deus 1Jo 4.1
4-Contribuir para a
santidade de vida dos ouvintes
5- Mas o que profetiza
fala aos homens, edificando, exortando e consolando l Co 14.3
O dom de profecia manifesta-se segundo a
vontade de Deus e não a do homem. Não há no NT um só texto mostrando que a
igreja de então buscava revelação ou orientação através dos profetas. A
mensagem profética ocorria na igreja somente quando Deus tomava o profeta para
isso.
DOM
DE VARIEDADE DE LÍNGUAS (12.10)
E o poder de falar
sobrenaturalmente em uma língua nunca estudada por quem esta falando, sendo
esta língua feita inteligível por meio do dom igualmente sobrenatural de
interpretação.
Essas línguas podem ser
humanas como as que os discípulos falaram no dia de Pentecostes (At 2.4-6), ou
uma língua desconhecida na terra, entendida somente por Deus (1 Co 14.2 Pois
quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o
entende, e em espírito fala mistérios).
DOM DE INTERPRETAÇÃO DE
LÍNGUAS (12.10)
Trata-se da capacidade
concedida pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e
transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas. Tal mensagem
interpretada para a igreja reunida pode conter ensino sobre a adoração e a
oração, ou pode ser uma profecia. Toda a congregação pode assim desfrutar dessa
revelação vinda do Espírito Santo.
A interpretação de uma
mensagem em línguas pode ser um meio de edificação da congregação inteira, pois
toda ela recebe a mensagem. A interpretação pode vir através de quem deu a
mensagem em línguas, ou de outra pessoa. Quem fala em línguas deve orar para
que possa interpretá-las (1 Co 14.13 Pelo que, o que fala em outra língua deve
orar para que a possa interpretar)
A utilidade dos dons
Quanto a unidade da
igreja- os dons revelam ao mundo a igreja como corpo de Cristo (Ef 1.22.23).
Por este motivo os dons operam nos trabalhos regulares na igreja com na igreja
primitiva
Quanto a edificação do
crente em particular –
O uso do dom propicia
ao crente:
1-
COMUNHÃO – seu amor para com Deus aumenta a medida que se
exerce os dons espirituais ( Ef 3.16-19)
2-FORTALECIMENTO
NA FÉ – os dons são usados segundo a fé (Rm 12 3,6),e
resultam em atos de fé ( 1 Ts 1.3) e a fé e constantemente fortalecida.
3-SANTIFICAÇÃO
– O crente é um vaso de barro, onde o todo poderoso derrama o seu poder.é
necessário a purificação continua para ele ser usado
4-HUMILDADE-
Leva o crente dar continuidade a glória de Deus (At 3.12-16)
5-ORAÇÃO-É um meio eficaz do crente pedir a Deus os dons
espirituais(1 Co 12.31)
Conclusão – os dons
espirituais são dádivas do Espírito todos aqueles que crêem e buscam. O Crente
que não busca ser útil na ceara do Senhor terá sérias dificuldades de receber
dons espirituais.
Bibliografia
-Moody, Comentário
bíblico
-Barclay, Comentário
bíblico
-Apostila do SETEG,
paracletologia
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